Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


PROJETO PILOTO COMUNIDADES RURAIS DIGITAIS - INTERNET RURAL - BOM RETIRO - SC

Publicado em 08/03/2018 às 15:38 - Atualizado em 08/03/2018 às 15:41

O Programa SC Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, firmou a primeira parceria para a implantação do projeto piloto Comunidades Rurais Digitais, que levará internet wireless para comunidades rurais de 11 municípios de Santa Catarina.  Com a implantação do Projeto Piloto em Comunidades Rurais Digitais o Município de Bom Retiro irá disponibilizar acesso à internet em 05 comunidades (Canoas, Barbaquá, Costão, Laranjeira e Paraíso da Serra). A expectativa é de que 214 famílias rurais que já possuem computadores e/ou dispositivos móveis sejam beneficiadas com a ação.

O projeto piloto Comunidades Rurais Digitais, que começou a ser elaborado em 2011, conta com recursos de R$ 2,5 milhões provenientes do orçamento do Programa SC Rural para instalação de antenas repetidoras de sinal de internet. Durante 24 meses, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, após esse período o Município será responsável pelos custos. O projeto atenderá ainda os municípios de Schroeder, Bocaina do Sul, Botuverá, Trombudo Central, Flor do Sertão, Major Vieira, Ipuaçu, Pinheiro Preto, Catanduvas e Pedras Grandes.

 1. O projeto encontra-se em fase de testes, mas a população rural já pode realizar o cadastro na Secretaria de Agricultura do Município de Bom Retiro, com os seguintes documentos:

 

a) CPF;

b) SYS RURAL: Retirar na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. (Setor Bloco de notas);

c) Matrícula do Imóvel: Certidão do imóvel no Cartório de imóveis de Bom Retiro.

 

2. Para utilizar a internet em sua residência, você vai precisar adquirir uma antena na frequência 2.4 Ghz e também um roteador, se for utilizar rede wireless (conexão sem fio). É de responsabilidade de cada munícipe contratar um técnico de sua confiança para realizar essa etapa. Uma das empresas dispostas a atender o Projeto é a empresa Deucher Tecnologia (Fone: 49 99913-6450 - Flávio), que possui os equipamentos e faz a instalação dos mesmos.