Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


PEREGRINAÇÃO DA ACACS NA ROTA DOS TROPEIROS - PASSAGEM POR BOM RETIRO

Publicado em 19/05/2017 às 14:04 - Atualizado em 19/05/2017 às 14:19

11 e 12 de março de 2017

Por mais de um século, as trocas mercantis realizadas entre o planalto serrano e o litoral catarinense eram transportadas pelos tropeiros e suas tropas de mulas, os animais que mais conseguiam resistir às grandes distâncias, com grandes cargas de charque em seus lombos, trazendo do litoral, na volta, os derivados da cana de açúcar, da mandioca e o sal.

Cronologicamente, 46 peregrinos percorreram parte das regiões da Serra Catarinense: Lages, Bocaina do Sul, Rio Rufino, Bom Retiro, Alfredo Wagner ( A Capital das Nascentes) e Angelina.

Relato de Lígia Maria Knabben Becker.

Bom Retiro é o portal da Serra Catarinense. Através da Serra do Mar, divide o litoral à região serrana . É um dos maiores produtores nacionais de vime, maçã, pera, ameixa, maior produtor de tomate de Santa Catarina, e atualmente está iniciando a produção de vinho com parreiras de uvas de altitude.

Inicialmente realizamos uma caminhada de aproximadamente 20 km no interior do município de Bom Retiro, nas comunidades de Campo Novo e Paraíso da Serra, região onde pode se avistar o Campo dos Padres.

No dia seguinte caminhamos 10 km em direção a Vinícola Buratto, onde realizamos visitação a vinícola, com degustação de vinho e cachaça fabricados no local. Também visitamos as parreiras de uvas com degustação no local. Após estas visitas nos foi oferecido uma suculenta costela assada a moda serrana.

Foi um final de semana inesquecível, coroado de pleno êxito onde podemos desfrutar das belezas naturais do município, receber o aconchego da excelente receptividade das pessoas da serra, desfrutar da sua excelente culinária e degustar ótimo vinho. O grupo de peregrinos que participou desta caminhada, pôde sentir um gostinho de “quero mais” sugerindo a repetição para a próxima colheita de uvas.

Tivemos a satisfação de encontrar nesta cidade, alguns peregrinos que recentemente retornaram de sua peregrinação à Santiago de Compostela. Certamente deveremos estreitar laços com estes nossos Irmãos Peregrinos.

Relato do Presidente da Associação Catarinense dos Amigos de Santiago de Compostela, João Élcio.

FONTE - http://amigosdocaminho.com.br/caminhada-bom-retirosc/

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar